segunda-feira, 18 de maio de 2009

Truco!!!

O baralho sempre esteve presente na minha vida.

Sou descendente de português por parte de mãe. Como se sabe, portugueses são chegados num jogo de cartas. Então, desde pequeno sempre via meu avô, meus tios, a portuguesada toda e, inclusive, meu pai jogando "sueca" e "bisca". Aliás, meu pai fazia gosto em jogar baralho com meu avô. Era comum chegar em casa da facul tarde da noite e encontrá-lo (ou minha mãe) jogando bisca com meu vô. E perdendo. Porque o português mesmo com mais de 90 anos contava o jogo e dificilmente perdia uma rodada.

Já a família do meu pai é oriunda do interior do Paraná. Na casa da minha vó o jogo era outro: truco! Truco que aprendi a jogar bem cedo. Tão cedo que nem me lembro que idade tinha.

Minha irmã também sempre gostou de jogar baralho. Jogávamos buraco, pif-paf, cacheta, truco, rouba-monte, mata-mosca (que é uma brincadeira e não propriamente um jogo)... e outros que não me lembro mais.

No ano passado (re)descobri o pôquer, jogo que gosto muito, mas dificilmente encontro alguém que jogue. Jogava um pouco, então, no Yahoo Games, com dinheiro de mentira. Mas com apostas limitadas é preciso ter muita paciência pra conseguir acumular pontos. E ainda não me convenci a me inscrever no PokerStars.

Porém, o mais mais comum sempre foi jogar truco. Na casa do meu avô a portuguesada não gostava, mas meu tio, meus primos, meu pai e eu jogávamos. Na casa da minha vó, idem.

Em casa, meu pai, minha irmã e eu jogávamos truco de três, também conhecido como truco de soldado. É uma variação interessante do truco: é jogado sem trucada, quem faz a primeira puxa três mio (grão de milho, de feijão, ou o que sirva pra contar), a segunda puxa dois e a terceira um mio. É preciso fazer exatamente 12 pontos, zerando se passar disso. É um truco mais estratégico. De acordo com o placar, dois adversários se unem pra derrubar o terceiro.

Na casa do meu sogro também se joga truco e já virou tradição o truco de ano-novo.

Na facul eu joguei pouco, mas no cursinho a gente jogava truco toda as noites. Geralmente de trio. Muita gritaria, frases que a gente nem sabe bem o que significa (tipo, "Truco!, reboque de igreja véia!"), bagunça e até roubalheira. Eu, por exemplo, tinha até uma colega - que ficava acompanhando, sem jogar - especializada em roubar zapes do monte pra me passar (rárárárá!).

Hoje, tirando o truco de ano-novo, dificilmente a gente joga truco em família. Não porque exista algum problema (lonje disso!), mas por falta de tempo mesmo. Coisa que acontece quando a família cresce, os primos se casam, os bebês nascem...

Mas tenho jogado truco on-line que descobri no SXGames: o Truco Montilla. É bem legal, funcional, com chat. O único problema é que trava muito quando os servidores estão muito cheios.

Você pode jogar lá, clicando aqui.

Se você encontrar um camilotjm por lá, adivinha quem é?
Então, truco nos marrecos, parceiro!

O quê? Não sabe jogar truco, marreco???
Dá uma lida nisso aqui e vai treinar um pouco que você aprende rapidinho.
;-)

Um comentário:

Marcos Bonilha disse...

TRUCO?!

Ah, tá desafiado sr Camilo... hehehhe

aBraços